top of page
  • Foto do escritorPortal do Roteiro Audiovisual

#1 Estrutura de três atos: Apresentação, Confronto e Resolução

Uma ferramenta eficaz para a construção de roteiros audiovisuais, permitindo uma progressão narrativa coesa e envolvente

 
Estrutura de três atos

O roteiro audiovisual é uma ferramenta fundamental na criação de filmes, séries e outros conteúdos audiovisuais. Uma estrutura habitualmente utilizada nesse processo é a divisão em três atos: Apresentação, Confronto e Resolução.


No primeiro ato, a Apresentação, o roteirista estabelece o mundo do filme, apresentando os personagens principais, o cenário e o contexto da história. É nessa fase que o público é introduzido aos protagonistas e suas motivações. O objetivo é envolver o espectador, criando um interesse inicial e estabelecendo as bases para o conflito que virá.


No segundo ato, o Confronto, a história se desenvolve com o aumento da tensão e do conflito. Nessa etapa, os personagens enfrentam desafios, obstáculos e dilemas que colocam em risco seus objetivos e desejos. É o momento em que o roteirista mantém o público engajado, criando reviravoltas e aprofundando os conflitos emocionais e físicos.


Finalmente, no terceiro ato, a Resolução, ocorre o clímax da história. É o momento em que os conflitos são resolvidos, os arcos narrativos se completam e as perguntas levantadas ao longo do roteiro encontram suas respostas. O objetivo é oferecer uma conclusão satisfatória para o público, proporcionando um senso de conclusão e resolução dos principais conflitos estabelecidos.


A estrutura de três atos é uma ferramenta eficaz para a construção de roteiros audiovisuais, permitindo uma progressão narrativa coesa e envolvente. No entanto, é importante lembrar que essa estrutura é apenas uma das muitas abordagens possíveis na escrita de roteiros, e que a criatividade e originalidade são igualmente importantes na criação de histórias cativantes.


Aqui estão algumas sugestões de livros escritos por autores renomados sobre roteiro audiovisual:


Esses livros oferecem insights valiosos sobre a estrutura de roteiros, técnicas de escrita e os desafios enfrentados pelos roteiristas. Recomenda-se explorar diferentes perspectivas e abordagens para enriquecer seu conhecimento e aprimorar suas habilidades na escrita de roteiros audiovisuais.

 

LEIA:

 

■ Por Richard Günter

Jornalista, pós-graduado em roteiro audiovisual e diretor-executivo do Portal do Roteiro Audiovisual

bottom of page