top of page
  • Foto do escritorPortal do Roteiro Audiovisual

Academia Internacional de Cinema oferece bolsas para formação audiovisual

Atualizado: 30 de mar. de 2022

Serão 90 bolsas para 3 cursos onde, nesta fase, cinco estados estão contemplados no projeto que tem por objetivo difundir a educação audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo

 

Se você mora no estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais ou Espírito Santo, essa oportunidade é para você! A Academia Internacional de Cinema (AIC) disponibiliza 90 bolsas de estudos para 3 cursos online de formação audiovisual, dentro do Projeto AIC Online – formação audiovisual para todo o Brasil.


Por conta da pandemia, o processo seletivo de bolsas presenciais foi adiado e provavelmente não acontecerá até 2021. Visando seguir os protocolos de segurança estabelecidos, o número de alunos em sala encontra-se reduzido, dessa forma, o processo seletivo atual tem sido apenas para os cursos online, através do programa Cinema 360.


Durante todo ano a AIC oferece diversas modalidades e oportunidades de bolsas de estudo. Integrais ou parciais, as bolsas cobrem uma variedade de cursos e normalmente são aplicadas nos períodos que antecedem as matrículas.


As inscrições que comtemplam o país inteiro com o objetivo de difundir a educação audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo, acontecem por etapas regionais:


Etapa 1 - Região Centro-Oeste - Inscrições Encerradas Etapa 2 - Região Norte - Inscrições Encerradas Etapa 3 - Região Nordeste - Inscrições Encerradas Etapa 4 - Região Sul e Sudeste (Exceto RJ e SP) – Inscrições Abertas


Os interessados que residem na região sul e sudeste (exceto Rio de Janeiro e São Paulo) podem se inscrever nos cursos de:


■ Trilha Sonora para Cinema e TV Online

Inscrições até 07/02/2021


■ Roteiro Online

Inscrições até 28/03/2021


■ Assistência de Direção Online

Inscrições até 28/03/2021


■ Se você residir em alguma das regiões já contempladas anteriormente, cadastre-se na lista de interesse. O seu cadastro ajudará a AIC a pleitear novas edições do projeto.


Para a AIC, que além dos conhecidos cursos presenciais em suas unidades do Rio de Janeiro e São Paulo, vem desenvolvendo uma metodologia EAD específica para o ensino audiovisual, com cursos online deste 2017, a realização do Cinema 360 é uma oportunidade de contribuir para a formação de novos profissionais. “Além disso, o projeto nos permite cultivar elementos técnicos para que esses novos profissionais possam expressar conteúdos que reflitam não só suas aspirações pessoais, mas também as suas realidades regionais, já que o audiovisual é uma ferramenta importante de comunicação e representatividade cultural”, diz Flávia Rocha, diretora de comunicação da AIC.


Vale ressaltar que o projeto AIC Online – Formação Audiovisual para todo o Brasil, foi um dos quatro vencedores selecionais em uma concorrência pública do edital SAV/MINC/FSA Nº 13/2018, apoiado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ministério do Turismo e Centro Técnico Audiovisual (CTAV/SAV). E promover o acesso à educação audiovisual no Brasil é seu objetivo.


A metodologia combina teoria e prática, desenvolvendo nos alunos habilidades para atuar no mercado, com técnica e criatividade. O corpo docente é formado por professores-realizadores. A escola também realiza vários eventos e palestras abertas ao público, proporcionando uma série de discussões sobre o audiovisual.


Para conhecer melhor a AIC, acesse: aicinema.com.br

 

■ Por Richard Günter

Jornalista, pós-graduado em roteiro audiovisual e Diretor Executivo do Portal do Roteiro Audiovisual

Fonte: Academia Internacional de Cinema | Ministério da Cultura

1.366 visualizações
bottom of page